Os desafios da mediciona pós-pandemia por Geam Karlo de Assis Santana - Médico Ginecologista, presidente da AMB ( Associação Médica de Betim).
Desafios da Medicina pós-pandemia x Hábitos
O início deste ano foi marcado por um evento inesperado, a pandemia do COVID – 19, que transformou os hábitos de vida da população, quebrou as nossas expectativas em relação ao futuro e ao planejamento da vida, além de ter requisitado de todos, especialmente dos médicos, e dos profissionais da área da saúde, uma adaptação rápida a esta nova realidade.
Desafios
O ponto chave do sucesso do tratamento médico está na relação médico-paciente. Com as restrições de mobilidade, com perda da liberdade de circulação e com exigência do uso de máscaras, equipamentos de segurança e recomendações de distanciamento e isolamento, esta relação adquiriu um novo formato na pandemia. O acolhimento é realizado de outra maneira, não temos mais o aperto de mãos, o abraço caloroso, e até mesmo contato visual ficou prejudicado.
Entretanto, uma nova ferramenta que estava em andamento, teve o seu processo de desenvolvimento acelerado, pois, a Telemedicina, se ampliou e se tornou uma realidade no dia a dia do médico nesta pandemia.
Ainda é muito precoce para fazermos uma leitura ampla e assertiva dos impactos da pandemia na sociedade, pois, estamos vivendo este momento, a as conclusões mais claras sempre vem com o tempo.
Entretanto, os desafios da atividade médica não passam apenas pela restrição de convívio. Temos claramente uma sociedade mais estressada, mais deprimida, sobrecarregada pelos impactos econômicos e angustiada com o futuro incerto. O conceito de saúde, bem estar biopsicossocial, sendo assim, vivemos uma adoecimento generalizado.
Superação e Conquistas mediante a Pandemia
A nossa maior vitória neste momento de pandemia é conseguirmos acolher os pacientes nestes percalços, superar as restrições de convivência e também administrar as questões da própria vida pessoal, pois, cada médico (a) tem a sua família, a sua dinâmica de relacionamento e para cuidarmos bem precisamos cuidar de nós mesmos.
Os obstáculos são muitos e as ferramentas para o manejo desta crise exige tranquilidade e consciência. Particularmente acredito que os momentos difíceis são oportunidades de superação e que de tudo podemos sair mais fortes desta pandemia se soubermos aproveitar as experiências para crescimento pessoal e em sociedade.
Agradescimentos
Finalizo manifestando a minha gratidão não só aos médicos, mas as todos os profissionais de saúde que nos suportam. Todo cuidado é multidisciplinar e integrado. Só estamos superando este momento de pandemia graças a um belo trabalho em equipe de médicos, enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e tantas outras profissões de cuidado.
Fonte: Jornal Sua Saúde